segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A arquitetura Art Déco no Rio de Janeiro

Continuando no tema Art Déco...
No Brasil, uma das grandes repercussões do Art Déco foi no campo da arquitetura. O Rio de Janeiro possui exemplos em construções como o calçamento e o prédio da Central do Brasil, Edifício Odeon, Teatro Carlos Gomes, Casa Cavé e o Cristo Redentor, além de muitos edifícios residenciais encontrados nas Zonas Norte e Sul da cidade. É muito legal passear pela cidade e encontrar alguns desses prédios! 

Suas construções valorizam o eixo vertical e trabalham cheios sobre vazios. O estilo utiliza os próprios elementos arquitetônicos para decoração do edifício, como a incorporação de tipografia às fachadas. As portarias recebem materiais nobres como escadas de mármore e portões de ferro com ornamentos artísticos figurativos e geométricos com detalhes em bronze ou latão dourado. No hall, um desfile de materiais nobres nos mais variados motivos da época, banhados pela luz que atravessa vidros decorados. Todos estes elementos contribuem para que os edifícios Art Déco se destaquem, sendo muito mais do que uma construção convencional.


Eu estava preparando o post quando me deparei com esta entrevista de Marcio Roiter (presidente do Instituto Art Déco Brasil). Vale muito à pena ler!

0 comentários: