quinta-feira, 15 de julho de 2010

O estilo Art Déco

Quem me conhece sabe que eu não poderia ter um blog e não falar de Art Déco. Durante a faculdade descobri esse estilo maravilhoso que até virou tema de minha monografia. Vou compartilhar aqui, em pequenas doses, o que andei pesquisando por aí. Vamos lá!


O termo Art Déco, de origem francesa, provém da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, organizada em 1925 em Paris, ocasião em o estilo foi apresentado à sociedade. Na época, recebeu diversas denominações como Espirit Nouveau (de Le Corbusier), Jazz Modern, La Mode 1925, Style Moderne, Arte Funcional, entre outros. O termo foi adotado somente no final da década de 1960, quando houve um novo interesse pelo estilo.

Situando-se no período entre as duas guerras, o Art Déco foi originado na Europa e expandiu-se para as Américas do Norte e do Sul a partir da década de 1920, atingindo sua consolidação e apogeu nos anos 30. Embora tenha sido um estilo essencialmente artístico, não pode ser considerado um “movimento” artístico, pois não possuía uma doutrina unificadora, como manifestos e associações - diferente do Movimento Moderno, que envolvia aspectos sociais, políticos, econômicos, filosóficos, tecnológicos e também artísticos.


O Art Déco era prático e puramente decorativo, desenvolvendo-se em elementos mais ligados à vida cotidiana. Suas manifestações mais significativas encontram-se na arquitetura, design de interiores, design de produtos, moda, cenografia, publicidade, ilustração e artes gráficas. Suas raízes artísticas são variadas e, embora tenha ligação mais direta ao Art Nouveau, recebeu influências das vanguardas do início do século XX, incluindo Bauhaus, Cubismo, Construtivismo, Expressionismo, Fauvismo e Futurismo; como também características das artes maia, asteca, egípcia e oriental. No Brasil, absorve temas indígenas, inspirando-se em elementos da arte marajoara do Pará, o que pode ser considerado uma tentativa de aproximação da questão vigente na época sobre a construção da “identidade nacional”, levantada pelo Movimento Moderno.

Uma das grandes repercussões do Art Déco no Brasil foi no campo da arquitetura. Mas isso já é assunto para outro post... Até lá!

3 comentários:

eloise disse...

Adorei saber sobre Art Déco , acho um estilo lindo , mas não sabia muita coisa... Bjs

Kathie Brasil disse...

Legal, Eloise! Em breve colocarei mais sobre o assunto. Obrigada pela visita!

Juju disse...

Ah acho mt legal art deco. Ja ouvia falar ha mt tempo, agora tenho mais noção por vc....Bjuuuus